UML - Linguagem de Modelagem Unificada

Diagrama de Classe – Parte I

Por Marcelo Nogueira


O Diagrama de Classe descreve tipos de objetos e relacionamentos.

As Classes definem os tipos de objetos que existem dentro do sistema. As Classes podem ter atributos que são geralmente membros de dados primitivos de objetos e operações definidoras de métodos que podem ser aplicados sobre os objetos.

A visibilidade de atributos e operações de outros objetos pode ser definida, igualmente a suas assinaturas, incluindo tipos, valores padrão, parâmetros, tipos de parâmetro e tipos de retorno.

Os relacionamentos de objetos entre classes evidenciam que tipos de vínculos existem entre objetos, e definem restrições sobre esses vínculos incluindo a quantidade relativa de instâncias vinculadas por uma associação.
Diagramas de classe também mostram pacotes que agrupam classes, dependências entre classes e dependências entre pacotes que as contém.

Relacionamentos de generalização ou especialização que correlacionam classes em um relacionamento do tipo supertipo ou subtipo também podem ser incluídos.

Um típico modelo estático geralmente consistirá de muitos diagramas de classe que, tomados em conjunto, definem a estrutura estática do sistema.

De forma que eles são organizados dependerá principalmente da arquitetura do sistema.

Os conceitos e linhas neste diagrama são:

Classe

Objeto
Classe
Classe Parametrizada
Restrições
Pacotes

Relacionamento

Associação
Objeto Associativo
Agregação
Composição
Generalização
Dependência
Interfaces

Alguns elementos-chave relativos a diagramas são comumente encontrados nos diagramas UML.

Por se tratar do diagrama mais rico em exemplos, dividiremos em vários artigos para poder conceituá-los com mais conteúdo e abrangência.

Até o próximo...

Sobre o Autor
Marcelo Nogueira é bacharel em Analise de Sistemas, Mestrando em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão da Informação, Professor Universitário na UNIP - Universidade Paulista, Instrutor e Desenvolvedor Delphi , na SOFTWAY Informática, Santos - SP.e-mail: marcelo@noginfo.com.br

COMENTÁRIOS
Alexandre Brandão Lu - 09/08/2003 - 18:39:33
último artigo. Era tudo q eu precisava!!!!
................................................
Leo - 11/09/2003 - 16:05:16
U??
Parece que o 'rendimento' da serie de artigos sobre UML vem caindo..
Marcelo, que tal preparar o quarto artigo para ficar, digamos, mais robusto??
;-)

Abraão,
L
................................................
Alexandre - 19/09/2003 - 15:02:41
Achei perfeito dividir os topicos, pq quem ja meche com UML sabe q esta parte é delicada, e merece uma aten?ão grande.

Abraão

Alexandre
................................................
Eric Lima - 01/10/2003 - 15:15:30
Ok, mas quem mexe, mexe com xis!!!
................................................
Walter Pires - 13/10/2003 - 15:44:45
Muito vago . . .
................................................
Adilson - 26/01/2004 - 09:39:26
Gostei do assunto abordado, estou aguardando pela explicação de cada tépico.
(Lão compra um livro )
................................................
Jaeder Briseno - 14/04/2004 - 20:39:40
Recentemente tive um treinamento b?sico de UML (16 horas, no IV ERBASE - Escola Regional de Computação Bahia - Sergipe, na UEFS-BA) e, confirmando a qualidade dos artigos até aqui disponibilizados, posso dizer que a qualidade dos textos e a forma pedagogica de explanação estéo quase téo bons quanto as aulas dos professores que tive acesso no curso. Parabéns e espero que Marcelo Nogueira continue com esse excente trabalho.
................................................
Maxiano Tramontim - 14/01/2005 - 16:51:44
Ola, os diagramas de classe me intereçam muito, mas esta meio vago as informa??es, talves seja para quem intenda mais do assunto!!!
................................................
pablo - 30/06/2005 - 16:35:33
acho que muito antes deste povo vir aqui criticar, teria que ir para a escola aprender a escrever!!!
último artigo, parabéns!
................................................
O Envio de Comentários está suspenso temporáriamente